CURIOSIDADES - RICARDO LANGEN PERSONAL

Ir para o conteúdo

CURIOSIDADES

ANÁLISE DO CHUTE LATERAL ( MAWASHI GERI )

Análise do chute circular, citando suas fases, explicando a biomecânica de movimento e as musculaturas utilizadas.

FASES DO CHUTE

1ª FASE
Ocorre no plano frontal onde há uma abdução do quadril, flexão de quadril, flexão de joelho e flexão plantar.

2ª FASE
Ocorre uma rotação medial do fêmur no plano transverso ao redor do eixo vertical. No plano sargital, o eixo transverso girou pelo eixo vertical, tanto o quadril quanto o ombro se encontram no plano sargital. O joelho permanece flexionado, o quadril flexionado e o tornozelo em flexão plantar. O pé de apoio que girou fez com que o quadril fizesse rotação lateral.

3ª FASE
Ocorre a extensão do joelho, com o encaixe de quadril (flexão de quadril). A rotação do quadril é medial em relação à perna que está chutando e a rotação é lateral em relação à perna de apoio.

De forma diferente da cintura escapular, a pelve é uma única estrutura não-articulada que pode rodar nos três planos de movimento. A pelve facilita o movimento do fêmur, rodando de tal maneira que o acetábulo fique posicionado na direção do movimento desejado do fêmur.

Análise Crítica


     No Karate essas variações são classificadas pôr  diferentes nomes mas sempre mantendo seu primeiro nome como uma referência para reconhecermos logo o tipo do chute em questão.

     A única comparação que eu poderia ter feito é pelo chute de voleio mas fora isso não encontrei nenhuma outra comparação de estudo, forçando-me  assim a fazer um estudo muito mais técnico e criterioso.

     Não falei do chute de voleio pôr causa do detalhe, que o chute no Karate necessita muito mais maleabilidade de movimentos e uma técnica muito mais apurada, pôr causa da velocidade empregada. Pôr exemplo em uma competição onde a variação de altura e força são muito grandes

* TRABALHO DE TCC DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS - Orientador: Prof. Mauro Gomes de Mattos
SÃO PAULO-1999


Demonstração Chute Mawashi Geri
Voltar para o conteúdo